domingo, 28 de agosto de 2011

DICAS DE AR CONDICIONADO

AR  CONDICIONADO

VOCÊ  AINDA  VAI  TER  UM!


Nos últimos tempos o país foi inundado por inúmeras marcas de condicionadores de ar e com a capacidade de compra do povo brasileiro, em especial as classes “C” e “D”, contribuíram pelo enorme sucesso desses equipamentos.

O presente trabalho não pretende transformar ninguém em técnico ou instalador de ar condicionado e nem ensinar como é o funcionamento físico do equipamento, para tanto, existem inúmeros sites que fazem isso, a minha intenção é fazer qualquer mortal comprar seu equipamento com qualidade, economia e segurança e, principalmente, escapar das armadilhas de vendedores, que estão lá para faturar o seu ganha pão.

Na linha popular existem dois tipos de aparelhos: Compactos, também conhecidos “de janela” e os  Splits, que são os divididos.

EI-LOS:
                                                                        
                                                                                                                                                                       

COMPACTO OU JANELA

SPLIT SYSTEM                                                                                                                                      
   

                                   



                                                   
                                                                                                                                                                               
                                                                                                                                                                                                                                      
                                                                                                                   


Como usar um ou outro, eis a questão!

Em primeiro lugar temos que ter em mente o que realmente queremos , aonde queremos instalar e o que estamos esperando do equipamento. Se não atentarmos  à esses itens corremos o risco de gastar o que não podemos e não ficarmos satisfeitos.

Vamos para algumas termologias usuais que você vai ouvir do vendedor querendo te impressionar:

BTU = “British Thermal Unit” – Significa  Unidade     Britânica de Temperatura – É a capacidade do equipamento, quanto ele vai “produzir” de frio ou calor em um determinado tempo de funcionamento.
Estamos mais acostumados com “WATTS”, então vamos fazer a conversão, por exemplo se formos comprar um aparelho de 7500 BTU estaremos com um equipamento de 2197,5 Watts e se for um de 10000 BTU, 2929 Watts. Até aqui tudo bem?

ÁREA a ser atendida = É a área do cômodo que vais instalar o equipamento, que é obtida multiplicando um lado pelo outro da sala. Ex.: Se a sala tem um lado 3,0m e o outro lado 2,0m, basta multiplicar  os lados 3,0x2,0 = 6,0m².

Quando fores à loja, de cara o vendedor vai perguntar aonde vais instalar o aparelho e qual é a área do ambiente.
Eles sempre se ateem a área do ambiente e dizem, por exemplo, que em 10m² tens que instalar um equipamento de 12000 BTU, isto  é muito relativo, pois se um equipamento for instalado, por exemplo num container (lembra daquelas salas de aula metálicas provisórias que as prefeituras estão montando? Aqui no meu estado estão usando muito isso!) aquilo ali tem aproximadamante 10m², agora imagine aquele ambiente no sol, e outro ambiente, com a mesma área, por exemplo uma sala de alvenaria. É fácil ver que haverá diferença no rendimento do aparelho, não é mesmo? Por tanto a área é muito subjetiva.
Além da área, tem uma coisa chamada carga térmica, ou seja, tudo aquilo que fornece calor ao ambiente ( número de pessoas, equipamentos elétricos que dissipam calor, tipo de forro,telhado, janelas,paredes, etc..)
De um modo geral podemos atalhar e  dizer que se vais colocar um condicionador em um dormitório de tamanho usual de aproximadamente 9,0 m², prédio de alvenaria, duas pessoas ocupando o espaço, uma janela, teto de alvenaria, entre pisos, dá para colocar um aparelho de 7500 BTU, sem problemas. É claro que tem que ver a sensibilidade dos ocupantes, tem pessoas que são mais sensíveis que outras. As mulhres de um modo geral são mais friolentas, a minha é o contrário.

Passemos agora para o tipo de equipamento. Compacto ou Split?  Eis a questão.

Em primeiro lugar, não vá pela tendência ou pela conversa do vendedor.
Pense no seu bolso!
Se realmente aonde vais instalar o equipamento não possui condições de colocar o compacto, deves optar pelo Split, que é mais caro, tanto na hora de compra como na instalação( tinhas esquecido desse pequeno detalhe?).
O aparelho compacto vai precisar que seja aberto um buraco na parede e isso não depende de muito conhecimento técnico qualquer um que trabalhe com alvenaria pode fazer. Outro detalhe: O condicionador compacto tem um motor a menos, e por tanto, consome menos energia e é um ítem a menos a dar manutenção. A manutenção dos compactos são mais baratas. Você mesmo pode retirar da parede e levar ao técnico, se for o caso. Outra vantagem deste tipo de equipamento é que eles trocam o ar do ambiente, é muito importante quando há fumantes no rescinto. Os Slpit não possuem essa característica. Quando fores mudar de casa o compacto é maisl fácil ser removido, o split não. O slpít precisa de um técnico gabaritado e com ferramental apropriado para fazer a instalção, já o compacto não precisa de tanto. Basta fazer o buraco a instalação elétrica e pronto.
Quanto a instalação elétrica, faça uma rede só para o equipamento, não "pendure"junto com outros e coloque um termodisjuntor apropriado para a capacidade.Isso qualquer eletricista faz.
Aconselho que adquiras um condicionador 220 V e faça a rede especial para ele.
Dicas:
Para instalares um equipamento de 7500 BTU terás uma potência de 2197,5 Watts e, portanto 9,9 amperes, se ligado em 220 volts. Para uma distância aproximada de 10 metros e de um fio 2,5 mm² , vais usar um termodisjuntor de 15 amperes bipolar( se tua rede for 127 volts, se ela já for 220 volts como na maioria dos municípios do interior, coloque um disjuntor monopolar de 220v)..
O aparelho, sempre que possível, deverá ser instalado a uma altura média de 1,5 metros, no centro da parede e no sentido do  comprimento maior. Ex.: se fores instalar num ambiente com as dimensões 3,0 x 4,0 metros, o aparelho deverá ser instalado na parede da dimensão 3,0 metros. É claro se isso for possível, muitas vezes temos que instalar a criatura embaixo da janela ou até na própria janela( daí o seu nome ). Temos que ter em mente que o ar quente tende a subir e o frio a descer, por isso o cuidado na instalação. O seu rendimento final vai depender disso.Se colocares em baixo da janela a sensação de ar frio vai demorar mais para chegar até a tua cama, do que se ele estivesse a 1,5 mteros de altura.
Quanto ao ruído, eles não são tão barulhentos não.
Observe no manual do equipamento os desnivelamentos recomendados.

E se tiver que ser um Split System?

Sem problemas. Vais gastar um pouco mais, mas se for BEM instalado, não haverá erro (eu disse BEM instalado).
Se o técnico não for cuidadoso, se ele não tiver equipamentos adequados ( bomba de vácuo adequada), sistema para testar vazamentos e ele deixar vazamentos ou não fizer um vácuo adequado, tua instalação está malfadada e as dores de cabeça virão, com certeza. Hoje em dia tem gente que faz down load de Manual, compra meia dúzia de ferramentas e se intitula técnico. Cuidado.
O Split System tem uma vantagem, quando queremos condicionar duas áreas parecidas ( dois dormitórios, por ex.), podemos utilizar um equipamento com dois evaporadores (são aqueles equipamentos que ficam dentro do ambiente) e utilizam um só compressor( um só condensador- é aquele que fica no lado de fora do ambiente). Há uma economia considerável de energia, portanto menor grana na conta de luz! Os equipamentos podem funcionar simultaneamente ou não.

A instalação elétrica é mais complexa do que o de "janela" deverás ter um ponto elétrico próximo à instalação. Muito importante nas instalações elétricas é como esses fios são colocados, se forem aparentes eles deverão estar dentro de conduítes e sem emendas dentro destes.Observe bem na hora da obra. Não descuide de sua segurança. Com eletricidade não se brinca!!



Marcas de aparelhos.

Como disse lá em cima, existem várias marcas no mercado (Coreanas, Chinesas, etc. ). Aconselho sempre as marcas já consagradas no mercado. A dor de cabeça tende a ser menor. Não que problemas não possam ocorrer, mas o risco é menor.
Agora, é fundamental a qualidade do técnico e seu ferramental.

Equipamentos de segunda mão:
FUJA!!!

Alguma dúvida, crítica ou sugestão, não se acanhe, bote a boca no trombone.

twitter = @slivakmario











Nenhum comentário:

Postar um comentário