quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Colocação de porta utilizando espuma expansiva

Precisei colocar portas na minha casa e queria colocar utilizando espuma expansiva, que é muito mais prático e limpo. Como sempre recorri à internet (velho google de guerra), mas não achei quase nada, somente a instalação de janelas maxim air de 60 cm x 60 cm, então fui à luta!
No método antigo tradicional com tacos, devemos abrir buraco onde vai ser colocado o marco da porta e chumbar tacos de madeira. Dá uma trabalheira uma baita sujeira.
Com a utilização da espuma, basta colocar a porta montada com o marco e introduzir a espuma em tres pontos de cada lado e um ponto em cima da porta, mas para isso temos alguns passos a observar, se não vejamos:
A porta vem montada e travada com uma travessa pregada abaixo, essa travessa impede que ela saia do esquadro, que seria uma tragédia na hora da montagem
Dá para ver bem a travessa aí acima.
Porém ela deverá ser retirada pois  vai atrapalhar na hora que ficar na vertical e essa travessa vai deixar o conjunto marco e porta acima do nível do piso.
SOLUÇÃO:
 Vamos colocar duas travessas em “X” acima e também outra travessa abaixo do “X”, e depois retiramos a travessa que está embaixo do marco. Essa travessa será recolocada acima do local de origem,desempedindo a base da porta, vejam as fotos:
Notem que na lateral do vão onde vai ser colocada a porta, o pedreiro não tinha feito nenhum arremate deixando à mostra os tijolos com os seus furos. Se eu deixasse assim, iria consumir muita espuma para preencher todos aquele furos, então eu tapei com argamassa nos locais que eu iria posicionar a espuma
O próximo passo é umedecer levemente, tanto a parede como o marco da porta, utilizando uma trincha ou uma bisnaga de spray
Agora vamos colocar a porta no vão, devemos ter cuidado para deixar o espaço igual em toda a volta e, muito importante, observar o prumo e o nível.
Para isso coloca-se umas cunhas de madeira na volta




Após colocar a espuma nos três pontos laterais e acima da porta, deixar secar por mais ou menos uma hora e então podemos fazer a limpeza e abrir a porta
Notem que na parede eu fiz duas marcas com fita adesiva preta para me facilitar na hora de colocar a espuma, pois eu tinha que saber onde eu havia colocado a argamassa e aí é que eu iria colocar a espuma, já que eu não coloquei argamassa em toda a extensão.


Foi utilizada uma embalagem de espuma nessa porta, mesmo porque não dá para economizar, pois o produto logo vai endurecer na lata assim que for utilizado.
Espero que tenham gostado, qualquer dúvida, sugestão ou crítica, botem a boca no trombone, pessoal.
Até.

15 comentários:

  1. Obrigadíssimo Mario, exatamente o que eu estava necessitando! Parabéns pelo passo a passo, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  2. legal, até eu coloco. Valeu

    ResponderExcluir
  3. Uma duvida amigo!
    Qual a medida do vão que deixou entre o batente e parede para colocar a espuma?
    outra coisa você não colocou prego ou parafuso chumbador no batente?

    ResponderExcluir
  4. A medida pode ser de 3 cm aproximadamente; pois você aumenta a resistência e economiza material. Não se colocam pregos ou parafusos; a espuma já é o seu chumbador.

    ResponderExcluir
  5. pode chumbar portas de lata ou so madeira

    ResponderExcluir
  6. Bah! Assim ficou bem mais fácil e com menos sugeira. Segui as dicas e foi bem tranquilo.
    Baita abraço.

    ResponderExcluir
  7. Cara mas na hora do acabamento com cimento como faço se a espuma vai ficar rente a parede ?

    ResponderExcluir
  8. Cara mas na hora do acabamento com cimento como faço se a espuma vai ficar rente a parede ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A espuma seca apos 2 horas de sua aplicação ai e so cortar com estilete e dar acabamento,no rótulo da lata esta tudo especificado e explicado

      Excluir
  9. Olha, um passo a passo realmente esclarecedor. Instrução top

    ResponderExcluir
  10. Oi amigo gostaria de saber se pode assentar só o batente e depois por a porta como se fosse chumbado o procedimento normal no cimento aguardo a resposta muito grato

    ResponderExcluir
  11. Sabe me dizer se pode ser usado em telhas coloniais e se existe durabilidade ?????

    ResponderExcluir
  12. olá.comprei minha porta já com as fechaduras e dobradiças instaladas e parafuzadas.
    pergunta:vou instalar a porta no lugar de outra,posso parafusar? ou uso só a espuma?

    ResponderExcluir